O autocuidado é uma parte importante da saúde da mulher uma vez que propicia uma vida com mais saúde e bem-estar.
Além do mental, o físico e emocional também são importantes fatores para se prestar atenção.
Alimentação saudável, sono adequado, higiene pessoal, exames de rotina e atividade física, são algumas das precauções sugeridas para mulheres independentemente de sua idade, etnia, classe social ou situação familiar.
A atividade física é um dos facilitadores para promover mais saúde em meio a uma vida agitada e corrida.
Os benefícios da atividade física incluem a melhoria da força muscular, a qual se perde ao passar dos anos; a flexibilidade e o equilíbrio, o controle do peso, a redução do risco de osteoporose, doença comum entre mulheres; a melhora na qualidade do sono e também, a redução do estresse e da ansiedade.
Fazer do autocuidado uma prioridade também contribui com as desculpas de não ter tempo, reserve um tempo para si mesma todos os dias, mesmo que seja apenas 15 minutos, para uma caminhada, respiração, meditação ou quem sabe uma sessão de alongamentos.
Para iniciar, é importante estabelecer metas realistas, comece com pequenos objetivos e aumente gradualmente. Isso inclui escolher um bom dia e horário para começar a atividade física.
Lembre-se que o autocuidado é um processo contínuo, construa a sua rotina aos poucos e aprimore ela conforme progride.
O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres, lembrando que todas merecem ser respeitadas e valorizadas.
Conversar com seus amigos e familiares sobre a importância da igualdade de gênero contribui para momentos de qualidade que você possa ter consigo mesma, esse tempo reservado para o autocuidado através da atividade física é um passo de extrema importância!
“Não importa o que aconteça, nunca desista de si mesma”
Audrey Hepburn