[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”4443″ img_size=”full”][vc_column_text]
Com tantos produtos se auto-intitulando saudáveis nas prateleiras dos mercados, facilmente nos confundimos com suas finalidades. Saiba o que cada nomenclatura significa e escolha melhor seus alimentos
Todos nós sabemos que uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do organismo. Mas como identificar se um alimento é verdadeiramente saudável? Nas embalagens de diversos produtos, frequentemente encontramos nomenclaturas como light, diet, zero e orgânicos, e nos confundimos sobre suas finalidades.
Antes de 1988, essa categoria de alimentos era encontrada apenas em farmácias no Brasil. Hoje, eles são indicados para pessoas com restrições alimentares e são encontrados facilmente em todos os mercados.
Para acabar com as dúvidas, confira as diferenças entre cada tipo de alimento:
- Light
A comida light é aquela que tem redução de, no mínimo, 25% de um determinado ingrediente, seja açúcares, gorduras totais ou sódio, em relação a sua versão convencional. Também é considerado light um alimento que possui um valor energético baixo ou reduzido.
Essa categoria de produtos é recomendada para pessoas que desejam diminuir o consumo de calorias com o objetivo de redução de peso. É recomendado a orientação de um profissional de nutrição para avaliar se o alimento possui as características necessárias para o seu plano alimentar antes de consumi-lo.
- Alimentos Diet
Os produtos diet são aqueles em que é retirado um dos componentes nutricionais, como açúcares, sódio, glúten etc.
Estes alimentos são indicados para pessoas com alguma disfunção ou restrições alimentares, como diabéticos, que não podem consumir açúcar, e até mesmo hipertensos, que devem retirar o sódio da dieta. Por isso, não basta apenas que o termo diet venha impresso na embalagem, mas é preciso que o rótulo especifique qual nutriente foi retirado ou substituído.
Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, estes produtos não são voltados para controle de peso. O chocolate diet, por exemplo, não possui açúcar em sua composição, mas é rico em gordura e possui um elevado valor calórico.
- Zero
Já alimentos com a descrição zero possuem exclusão total de um ingrediente. Logo, é muito comum encontrarmos produtos com os termos “zero açúcar”, “zero gordura”, “zero sódio”, entre outros.
Esta categoria é benéfica para quem precisa excluir um nutriente específico da sua dieta, seja por problemas metabólicos ou até mesmo por alergias ou intolerâncias alimentares.
- Orgânicos
Produtos orgânicos, segundo a legislação brasileira, são aqueles obtidos por um sistema de produção não prejudicial ao ecossistema local. Ou seja, foram plantados sem agrotóxicos e criados sem uso de produtos químicos, o que resulta em alimentos sem nitratos, metais pesados, etc.
Estes alimentos são mais saudáveis?
Como diz o velho ditado popular, tudo na vida é necessário equilíbrio. Comer apenas alimentos diet, light, zero e orgânicos não significa que sua alimentação seja saudável.
O uso destas categorias de produtos depende do seu objetivo de saúde e os benefícios que eles trarão para você. O consumo desenfreado destes alimentos modificados e ultraprocessados podem causar variações no funcionamento do organismo.
Por isso, recomendamos que antes de consumir qualquer produto, leia com atenção a embalagem, mantenha uma dieta equilibrada e, caso ainda haja dúvidas, procure um especialista para te ajudar.
O importante é reeducar o paladar para comidas mais saudáveis, dando preferência a alimentos pouco processados, in natura e que tenham boa procedência.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]