O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro. A data foi escolhida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações para sua prevenção, diagnóstico e tratamento.
A data é usada para promover a conscientização sobre os fatores de risco, os sinais e sintomas da doença e as opções de tratamento disponíveis e possibilita que pessoas de todo o mundo se unam para mostrar seu apoio a pessoas com câncer e suas famílias.
Atualmente, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. Trata-se de uma doença complexa que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade, sexo ou etnia.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, representando 29,4% dos casos novos a cada ano, seguido do de colo do útero, sendo o segundo tipo mais comum, representando 13,9% dos casos novos a cada ano.
Para os homens, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, representando 29,2% dos casos novos a cada ano, seguido do câncer de pulmão, o segundo tipo de câncer mais comum, representando 13,5% dos casos novos a cada ano. A prevenção do câncer é a melhor maneira de reduzir o risco de desenvolver a doença!
O risco da doença pode ser diminuído ao adotar um estilo de vida saudável, como, por exemplo, ao praticar regularmente atividades físicas. Estudos epidemiológicos mostram que pessoas que são fisicamente ativas têm um risco menor de desenvolver câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata e outros tipos de câncer.
Os mecanismos pelos quais o exercício físico pode prevenir o câncer ainda não são totalmente compreendidos, mas acredita-se que ele possa atuar de várias maneiras.
A atividade física está diretamente relacionada à redução da inflamação no corpo, o que contribui para a proteção contra o câncer. Contribui também para as respostas do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças. A atividade física ajuda a melhorar a função imunológica, o que contribui na proteção do câncer.
Antes de iniciar qualquer programa de atividade física, é importante consultar um profissional de saúde. O profissional pode orientar você sobre as atividades mais adequadas considerando as suas particularidade e preferências e garantir que você pratique a atividade de forma segura e eficaz.
Se você ainda não pratica exercícios físicos e quer começar uma rotina, confira essas dicas para ajudar o seu planejamento.