This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Publicado em 30 de julho
5 tendências em saúde corporativa para o próximo semestre
E de repente, já estamos na metade de 2024! Não é só o tempo que voa – o mercado de saúde corporativa também está a toda velocidade. O meio do ano é o momento ideal para analisar as principais tendências e o que o restante do ano nos reserva. Vem com a gente conferir quais são!
1. Telemedicina: consultas sem sair do escritório
O que começou como uma alternativa na época da pandemia, hoje já é uma realidade e até uma preferência para alguns. Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), em 2023 foram realizadas mais de 30 milhões de consultas remotas no Brasil, um aumento de aproximadamente 172% em comparação às 11 milhões realizadas entre 2020 e o final de 2022.
Além de aumentar a produtividade no local de trabalho, a telemedicina reduz o absenteísmo. E a gente já falou por aqui como as faltas podem ser prejudiciais ao sistema de saúde né? Mas, apesar do avanço e da alta aceitabilidade, os próximos desafios da telemedicina são infraestrutura de dados em regiões mais vulneráveis e regulamentação e privacidade dos dados.
2. Saúde digital: dispositivos conectados
Nem só de telemedicina vive a saúde digital. Com a integração de aplicativos de saúde, wearables e plataformas de telemedicina (aquele seu smartwatch que mapeia seus batimentos cardíacos enquanto você se exercita, por exemplo), as empresas podem monitorar a saúde dos funcionários em tempo real, promover hábitos saudáveis e oferecer suporte imediato.
3. Inteligência artificial, big data e atendimento personalizado
A grande quantidade de dados coletados por diversos dispositivos e o avanço da inteligência artificial para analisá-los estão desempenhando um papel crucial na saúde.
Essas tecnologias ajudam a prever padrões, identificar riscos e personalizar o atendimento. Imagine um sistema que avisa quando um colaborador está prestes a sofrer burnout ou precisa de uma pausa!
Baseado nisso, as empresas estão adotando abordagens mais personalizadas, usando dados e análises para criar programas que atendam às necessidades específicas de cada pessoa. Isso inclui desde planos de nutrição e exercícios até suporte emocional e mental.
4. Saúde mental em foco
E falando em burnout, a saúde mental está finalmente recebendo a atenção devida. Empresas estão implementando programas de apoio psicológico, sessões de mindfulness e outras iniciativas para garantir o bem-estar mental dos colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente produtivo!
5. Jornada do paciente e prevenção
Há um foco crescente em saúde preventiva. O aumento da procura por saúde integral, com mais produtos e serviços digitais ao longo da jornada do paciente, permitem mais acuracidade na predição de padrões. A abordagem proativa na saúde tem se mostrado eficaz na redução de custos e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Quer ajuda para melhorar a saúde corporativa na sua empresa?
A miHmo pode te ajudar! Somos uma healthtech inovadora que busca trazer saúde e economia para as empresas.
Aqui você conta com uma equipe de saúde especializada para cuidar dos seus colaboradores.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais sobre o nosso serviço.
Quer ficar atualizado?
Assine a nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos.