Publicado em 18 de setembro
Sinistralidade: aprenda a gerenciar os custos dos planos de saúde da sua empresa
Manter a saúde financeira de uma empresa é um desafio constante, e muitas vezes uma métrica importante passa despercebida: a sinistralidade dos planos de saúde. Saiba como esse indicador pode impactar diretamente os custos e como acompanhá-lo pode reduzir os gastos.

Controlar a sinistralidade do plano de saúde é essencial para garantir a sustentabilidade financeira da empresa. Por isso, viemos te mostrar como monitorar e reduzir esses custos, preservando a saúde dos seus colaboradores e otimizando o orçamento da sua organização.
O que é a sinistralidade e por que gestores devem acompanhá-la?
A sinistralidade é uma métrica que representa o quanto sua empresa gasta com o plano de saúde em relação à quantia que investe no benefício.
Em outros termos, é o percentual do prêmio pago pela empresa à operadora comprometido para pagamento das despesas médico-hospitalares:

Quando essa métrica não é monitorada de perto, pode gerar custos inesperados e aumentos no valor do plano ao longo do tempo.
Isso ocorre porque os contratos de planos de saúde empresariais na modalidade de pré-pagamento estimam uma taxa de sinistralidade (frequentemente de 70%) no cálculo atuarial do prêmio que será pago pela empresa e incluem uma cláusula de ajuste de valores quando do vencimento do contrato, caso a sinistralidade ultrapasse esse valor.
O impacto da sinistralidade no plano de saúde corporativo
Empresas que não acompanham a sinistralidade do plano de saúde podem ser surpreendidas com reajustes elevados nas renovações dos contratos com a operadora de saúde decorrente da diferença entre a sinistralidade estimada no contrato e a real ocorrida no ano.
Segundo relatório da Aon, a expectativa de aumento para os planos de saúde corporativos no Brasil em 2024 é de cerca de 14,1%, mantendo-se próxima ao reajuste de 14,4% registrado em 2023. No entanto, dependendo da sinistralidade esse reajuste pode chegar a até 25%, como observado em anos anteriores.
A falta de controle sobre os sinistros — ou seja, os eventos de utilização do plano — pode impactar negativamente o caixa.
Como gerenciar a sinistralidade de forma eficaz?
Esse controle pode ser realizado de duas formas:
1. Melhorando a saúde dos beneficiários do plano: sejam eles colaboradores ou dependentes: com mais saúde o indivíduo consome menos recursos;
2. Reduzindo o desperdício de recursos: adequar o consumo ao ideal, inibindo o excesso, que em saúde é sempre prejudicial.
Muito embora estas estratégias requeiram metodologias de trabalho distintas, elas são complementares e devem ser implantadas simultaneamente. A segunda consegue mostrar retorno (diminuição da sinistralidade) no curto prazo, enquanto a primeira deve ser encarada pela empresa como um investimento a longo prazo.
Controlar a sinistralidade não é apenas uma questão de números; é uma forma de garantir o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade financeira da empresa.
Como a miHmo pode ajudar?
A miHmo adota os princípios da Gestão de Saúde Populacional (GSP): olhar, acompanhar e intervir na jornada de saúde dos beneficiários, independentemente do local aonde ele se encontra (trabalho, casa, lazer). Fazemos isso de forma ativa, fornecendo recursos que conseguem atender 80% das suas necessidades de saúde, conforme determina a Atenção Primária de Saúde (APS).
Tudo isso acontece de forma digital e cada beneficiário tem o seu próprio time de saúde, formado por médico de família, enfermeiro, psicólogo, psicoterapeuta, nutricionista e profissional de educação física.
Através do app, o colaborador interage com seu time de forma ilimitada e é continuamente estimulado por ações geradas por meio de um algoritmo. Todas as informações de saúde (pesquisa, consumo do plano de saúde) e suas interações são armazenadas em prontuário eletrônico pessoal.
Além disso, métricas e indicadores são monitorados em tempo real por meio de painéis de Analytics.
Trabalhamos lado a lado com as empresas para implementar estratégias que promovem a saúde e, ao mesmo tempo, ajudam a manter os custos controlados, contribuindo para a sustentabilidade financeira a longo prazo.
Entre em contato com o nosso time para levar a miHmo para a sua empresa.

Quer ficar atualizado?
Assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos.