This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Publicado em 25 de setembro
Vida profissional e pessoal: qual o limite quando falamos em saúde mental?
Manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é essencial para o nosso bem-estar, por isso, entenda hoje como definir esses limites e garantir uma vida mais saudável.
No mundo corporativo atual, onde a linha entre trabalho e vida pessoal se torna cada vez mais tênue, muitos de nós enfrentamos dificuldades para separar as responsabilidades do trabalho da nossa vida pessoal.
Atualmente, 60% dos trabalhadores consideram um desafio encontrar a harmonia entre vida pessoal e profissional. Encontrar esse equilíbrio é uma missão diária.
E para isso, algumas ações podem ser adotadas para tornar esse processo mais simples.
Por que os limites são importantes?
Quando não conseguimos equilibrar a vida profissional e pessoal, o corpo e a mente começam a dar sinais. Irritabilidade, desmotivação e até problemas de saúde física podem surgir como alerta de que os limites estão sendo ultrapassados.
Sem esse equilíbrio, há um risco real de esgotamento emocional e mental, levando a condições como burnout e depressão.
Manter limites claros não é apenas uma questão de qualidade de vida, mas também uma forma de preservar sua saúde mental e bem-estar no longo prazo. Esses limites ajudam a proteger sua energia, garantindo que você tenha tempo para se recuperar e manter sua produtividade sem sacrificar sua saúde.
Como encontra esse equilíbrio?
Reconhecer os sinais é o primeiro passo para tomar as medidas necessárias para melhorar o seu bem-estar. Isso começa com a percepção dos sinais internos, se você tem se sentido irritado, desmotivado ou notado que sua saúde física está piorando, pode ser um alerta de que os limites entre trabalho e vida pessoal estão sendo ultrapassados.
Se perceber que isso está acontecendo, separe momentos da sua rotina para fazer pausas quando possível, a importância desse momento vai muito além do simples “relaxar.” É sobre permitir-se desligar completamente do trabalho, mesmo que por alguns minutos ao longo do dia, para recarregar as energias. Durante esses momentos, evite ficar próximo a dispositivos eletrônicos e tente se concentrar em algo que traga prazer ou tranquilidade.
Quando se sentir sobrecarregado, procurar apoio também é uma poderosa ferramenta, seja por meio de familiares, amigos ou profissionais da área da saúde. O apoio contínuo é um grande aliado nesse momento e plataformas de bem-estar e saúde mental online podem fornecer o suporte necessário, oferecendo consultas com profissionais de saúde emocional de maneira acessível e prática.
O importante é entender que pedir ajuda e cuidar de si não deve ser visto como um sinal de fraqueza, mas sim de autoconhecimento e força.
Na miHmo oferecemos uma abordagem integrada para encontrar esse equilíbrio de maneira prática e eficaz. Nossa plataforma oferece acesso a profissionais de saúde mental, atividades de bem-estar e recursos personalizados para que cada colaborador possa cuidar da saúde física e emocional de forma contínua.
Aqui, as empresas parceiras podem promover um ambiente mais saudável, onde o cuidado com o bem-estar vai além do horário de trabalho, ajudando os colaboradores a desconectar, recarregar e manter a produtividade sem comprometer sua saúde.
Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar a transformar a saúde no seu ambiente de trabalho!
Quer ficar atualizado?
Assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos.