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Publicado em 04 de setembro
Como engajar programas e benefícios de saúde no home office?
Se já era difícil cuidar da saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho presencial, no home office, esses desafios se tornam ainda maiores. Para garantir o engajamento dos benefícios de saúde em corporações, algumas estratégias podem ser adotadas.
Sem a interação física diária, muitos funcionários acabam negligenciando práticas saudáveis que seriam mais facilmente integradas no escritório. Por sua vez, a distância também dificulta o monitoramento do bem-estar das equipes por parte das empresas.
Qual solução, então? Vem com a miHmo que a gente te ajuda a estabelecer rotinas de bem-estar junto à sua equipe, mesmo no home office.
Principais desafios do home office para a saúde e bem-estar
Amado por uns e odiado por outros, o home office veio para ficar. Mas depois de quatro anos de modelo adotado massificadamente ao redor do globo, algumas desvantagens já são unanimidades.
1. Excesso de carga de trabalho
Trabalhar no mesmo ambiente onde se vive pode levar à falta de definição clara entre o horário de trabalho e o tempo de lazer. Pesquisas indicam que trabalha de casa tende a ficar na atividade por mais tempo consecutivo.
O relatório State of Remote Work de 2023,por exemplo, mostra que 81% dos trabalhadores remotos afirmam verificar e-mails de trabalho fora do horário de trabalho, e outros 48% dizem que frequentemente trabalham fora do horário tradicional.
A falta de imposição de limites pode resultar em sobrecarga e na falta de pausas necessárias para a saúde mental e física.
2. Isolamento social
O isolamento social é uma preocupação significativa, especialmente para aqueles que trabalham remotamente com frequência. Isso porque estudos mostram que o isolamento social pode aumentar os níveis de ansiedade e depressão entre os trabalhadores remotos, afetando seu bem-estar psicológico.
No relatório New Future of Work, publicado pela Microsoft em 2022, e replicado nesta matéria da BBC, os pesquisadores apontaram que o trabalho remoto pode causar uma sensação de isolamento social nos funcionários.
A mesma matéria indica um levantamento em que 81% das pessoas com menos de 35 anos se sentiram solitárias trabalhando em casa por longos períodos. Ainda, pesquisa realizada com 145 empresas multinacionais que atuam no Brasil, como publicado neste artigo do G1, revela que para 68% dos entrevistados, socializar é o maior desafio.
Estudos mostraram maiores níveis de estresse e ansiedade entre profissionais jovens desde a mudança para o trabalho remoto.
3. Riscos ocupacionais
Trabalhar de casa pode resultar em posturas e costumes inadequadas, ocasionando problemas como sobrecarga nas articulações, tensões musculares, cansaço físico, cansaço mental, dores de cabeça, fadiga ocular, entre outros.
Estratégias e Soluções
E como podemos melhorar o bem-estar dos colaboradores no home office?
1. Conheça seu time
O primeiro passo é entender que cada equipe, e também cada funcionário, têm suas particularidades. Então, antes de estabelecer qualquer estratégia, tente entender qual o perfil dos seus colaboradores. A partir daí, as iniciativas ficarão mais fáceis de serem tomadas.
2. Benefícios personalizados
Ofereça benefícios que se adaptem ao home office, como subsídios para práticas de bem-estar em casa, sessões de mindfulness online, programas de descontos em atividades físicas e programas de ergonomia para melhorar a estação de trabalho. Esses benefícios podem reduzir os riscos de saúde e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
3. Liderança engajada
A promoção do bem-estar começa com a liderança. Líderes que integram práticas de bem-estar em suas rotinas e incentivam sua equipe a fazer o mesmo são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas. Um estudo da Gallup mostrou que líderes que promovem o bem-estar tendem a ter equipes mais engajadas e produtivas.
4. Respeite e encoraje o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional
Respeitar e encorajar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Quando as empresas promovem uma cultura que valoriza esse equilíbrio, permitindo que os funcionários tenham tempo para suas vidas fora do trabalho, o resultado é uma equipe mais motivada, saudável e engajada. Incentivar pausas regulares, horários de trabalho flexíveis e respeitar o tempo pessoal são práticas que contribuem para um ambiente de trabalho positivo, onde o bem-estar individual é priorizado tanto quanto o sucesso profissional.
5. Melhore comunicação clara e frequente
Como em qualquer relacionamento, a comunicação é chave para o bem-estar. Mantenha uma comunicação aberta e contínua com seus colaboradores. Isso ajuda a identificar problemas de bem-estar precocemente e oferece suporte necessário, garantindo que todos estejam alinhados com os valores da empresa.
Para alcançar uma força de trabalho saudável e de alto desempenho, não basta oferecer aplicativos ou programas isolados. O bem-estar precisa ser integrado à cultura da empresa, permeando todas as ações corporativas, desde as reuniões até a definição de metas.
Entre em contato conosco para saber como a miHmo pode te ajudar a promover valores de saúde e qualidade de vida como parte da sua estratégia empresarial, melhorando o bem-estar dos colaboradores, mas também impulsionando o desempenho e o sucesso organizacional.
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