Publicado em 30 de julho
5 tendências em saúde corporativa para o próximo semestre
E de repente, já estamos na metade de 2024! Não é só o tempo que voa – o mercado de saúde corporativa também está a toda velocidade. O meio do ano é o momento ideal para analisar as principais tendências e o que o restante do ano nos reserva. Vem com a gente conferir quais são!

1. Telemedicina: consultas sem sair do escritório
O que começou como uma alternativa na época da pandemia, hoje já é uma realidade e até uma preferência para alguns. Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), em 2023 foram realizadas mais de 30 milhões de consultas remotas no Brasil, um aumento de aproximadamente 172% em comparação às 11 milhões realizadas entre 2020 e o final de 2022.
Além de aumentar a produtividade no local de trabalho, a telemedicina reduz o absenteísmo. E a gente já falou por aqui como as faltas podem ser prejudiciais ao sistema de saúde né? Mas, apesar do avanço e da alta aceitabilidade, os próximos desafios da telemedicina são infraestrutura de dados em regiões mais vulneráveis e regulamentação e privacidade dos dados.
2. Saúde digital: dispositivos conectados
Nem só de telemedicina vive a saúde digital. Com a integração de aplicativos de saúde, wearables e plataformas de telemedicina (aquele seu smartwatch que mapeia seus batimentos cardíacos enquanto você se exercita, por exemplo), as empresas podem monitorar a saúde dos funcionários em tempo real, promover hábitos saudáveis e oferecer suporte imediato.
3. Inteligência artificial, big data e atendimento personalizado
A grande quantidade de dados coletados por diversos dispositivos e o avanço da inteligência artificial para analisá-los estão desempenhando um papel crucial na saúde.
Essas tecnologias ajudam a prever padrões, identificar riscos e personalizar o atendimento. Imagine um sistema que avisa quando um colaborador está prestes a sofrer burnout ou precisa de uma pausa!
Baseado nisso, as empresas estão adotando abordagens mais personalizadas, usando dados e análises para criar programas que atendam às necessidades específicas de cada pessoa. Isso inclui desde planos de nutrição e exercícios até suporte emocional e mental.
4. Saúde mental em foco
E falando em burnout, a saúde mental está finalmente recebendo a atenção devida. Empresas estão implementando programas de apoio psicológico, sessões de mindfulness e outras iniciativas para garantir o bem-estar mental dos colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente produtivo!
5. Jornada do paciente e prevenção
Há um foco crescente em saúde preventiva. O aumento da procura por saúde integral, com mais produtos e serviços digitais ao longo da jornada do paciente, permitem mais acuracidade na predição de padrões. A abordagem proativa na saúde tem se mostrado eficaz na redução de custos e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Quer ajuda para melhorar a saúde corporativa na sua empresa?
A miHmo pode te ajudar! Somos uma healthtech inovadora que busca trazer saúde e economia para as empresas.
Aqui você conta com uma equipe de saúde especializada para cuidar dos seus colaboradores.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais sobre o nosso serviço.

Quer ficar atualizado?
Assine a nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos.