Como fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores

Fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores é tão importante quanto investir no desenvolvimento das suas habilidades profissionais. 

Como os funcionários passam grande parte do dia trabalhando, oferecer cuidados básicos de saúde deve ser uma prioridade de toda organização. Por quê? Promover uma boa qualidade de vida torna o ambiente de trabalho mais agradável, promove o engajamento e fortalece a cultura da empresa.

No entanto, desenvolver estratégias que promovam o bem-estar dos funcionários pode ser um desafio e tanto. 

Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos por que fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores é vital para o sucesso do negócio. Vamos lá? Acompanhe!

O que é gestão de saúde?

Estresse, ansiedade e depressão são problemas que podem afetar o dia a dia da empresa, pois tornam os colaboradores menos produtivos e aumentam a taxa de absenteísmo.

De fato, a saúde dos colaboradores impacta diretamente no crescimento da empresa. Isso significa que quem conta com boas estratégias de gestão de saúde se destaca da concorrência por ter funcioários mais felizes. Além disso, passa a atrair os melhores funcionários do mercado.

Investir no bem-estar dos funcionários também humaniza as relações de trabalho. Isso significa que toda a equipe se sentirá mais acolhida pela empresa. 

Assim, a empresa deve manter os colaboradores bem informados sobre problemas que possam afetar a saúde e a qualidade de vida. Assim, eles conseguirão identificar quando e onde procurar ajuda profissional.

Quais são os benefícios de oferecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores?

Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores aumenta o engajamento e cria um sentimento de pertencimento. Isso ocorre porque os colaboradores passam a se sentir valorizados como seres humanos e não apenas como mão-de-obra.

Melhora a qualidade de vida

Desenvolver hábitos saudáveis e prevenir doenças crônicas e fatores de risco melhoram a saúde e a qualidade de vida de todos.

Essa conscientização também cria um melhor ambiente de trabalho e torna as equipes de mais motivadas. Assim, a empresa consegue cumprir metas, obter bons resultados e se destacar da concorrência.

Reduz custos

Absenteísmo é a ausência prolongada e repetida de certos trabalhadores. Do ponto de vista da segurança e saúde no trabalho, esse comportamento pode ser causado por quadros de depressão, ansiedade e estresse.

Por outro lado, colaboradores saudáveis física e mentalmente não faltam ao trabalho, o que garante que produção não caia. Assim, a empresa não terá dificuldade em cumprir prazos ou estabelecer metas. Além disso, há redução no número de demissões já que todos se sentirão aptos para realizar suas tarefas diárias.

A redução de custos também ocorre quando há uma boa gestão da saúde. Nesse caso, a empresa direciona os recursos para onde eles forem mais necessários, evitando desperdícios financeiros.

Aumenta a produtividade

Colaboradores saudáveis são mais felizes, engajados e menos estressados. Assim, o clima organizacional se torna mais positivo, fazendo com que a produção aumente.

Além disso, conscientizar os colaboradores sobre a importância de ter uma boa qualidade de vida promove o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis como preferir alimentos pouco gordurosos e praticar atividades físicas com frequência.

Como fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores – quais estratégias de gestão de saúde e bem-estar a empresa deve implementar?

Algumas ações podem promover o bem-estar e a saúde dos colaboradores da empresa. Entre elas, vale destacar:

Proporcione um bom ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho acolhedor e agradável é fundamental para promover a saúde dos colaboradores. Para isso, vale apostar em horários flexíveis, onde cada colaborador pode realizar suas atividades no horário que preferir. Claro, as metas precisaram ser cumpridas. 

Outra boa ideia é o home office. Essa modalidade de trabalho permite que colaboradores e empresas se conectem à distância. Antes da pandemia, o home office era menos comum, no entanto, hoje diversas empresas oferecem essa opção.

Além disso, ferramentas de comunicação instantânea como o WhatsApp e o Skype ou a Computação em Nuvem que permite o armazenamento de arquivos de texto, áudio e vídeo tornaram esse processo muito mais fácil.

Como decidir qual método é o melhor para a empresa?, Avalie o desenvolvimento profissional e os desejos de cada um. Também é importante implantar uma cultura de empatia, onde escutar os desejos e aspirações dos colaboradores é a base de toda decisão.

Também é importante descobrir o que é necessário melhorar em relação à gestão. Seja sincero sobre as mudanças propostas e faça com que todos entendam quais são as demandas da empresa. Isso aumentará a confiança na empresa e fara com que todos colaborem com as propostas implementadas.

Outra dica: seja transparente sobre o desempenho da empresa. Compartilhe problemas, sucessos, projetos futuros e a situação financeira. A transparência mostra que a gerência confia nos funcionários, valoriza sua opinião e conta com seu empenho para crescer e se destacar no mercado.

Seja receptivo

Os gerentes devem ser honestos sempre que um colaborador pedir um feedback sobre o seu desempenho. Todos os erros e acertos devem ser apontados de forma clara e simples. Isso os encorajará a obter os melhores resultados. Ofereça soluções para os problemas apontados e ouça todas as dúvidas com atenção.

Promova palestras sobre a saúde e bem-estar

Fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores também envolve a promoção de ações que visem avaliar as dificuldades de todos.

Algumas ações podem evitar doenças causadas pelo tipo de trabalho realizado. Por exemplo, operadores de telemarketing devem pausar o trabalho por, pelo menos, uma hora depois de seis horas trabalhadas.

Já quem trabalha quatro horas tem direito a uma pausa de dez minutos. As pausas devem ocorrer entre uma hora depois do início da jornada e uma hora antes do término.

Quem fica sentado por muitas horas em frente ao computador também precisa fazer paradas regulares. Além disso, deve ficar atento à postura. Ações simples como ginástica laboral e yoga evitam dores e problemas gerados por uma postura incorreta.

A empresa também pode promover programas de prevenção contra doenças como depressão e hipertensão. Dias de vacinação contra a gripe e a Covid também devem ser incentivados. Isso garantirá a boa saúde de toda a equipe, reduzirá faltas e a apresentação de atestados médicos.

Outra boa ideia para fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores?Faça palestras sobre o tema. Assim, os colaboradores aprenderão como se sentar corretamente e a que distância manter o monitor, por exemplo. 

Vale destacar ainda que além de incentivar boas práticas, as palestras devem tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Por isso, é importante contar boas histórias para transmitir as informações.

Quanto mais divertidas e intrigantes as situações se mostrarem, maiores as chances do público prestar atenção e se identificar com o que está sendo contado.

Além disso, os colaboradores devem ser incentivados a fazer pausas para exercícios de alongamento e respiração. Essa atividade promove o bem-estar físico e mental, deixando-os mais dispostos para realizar suas atividades.

Claro, quem trabalha em home office deve observar os mesmo cuidados de quem realiza as atividades na empresa.

Invista em pacotes de remuneração

Um bom salário é fundamental para que os funcionários se sintam mais valorizados. Isso porque os colaboradores buscam estabilidade e desejam ter a chance de comprar uma casa própria, um carro e outros bens materiais.

Também é importante que a empresa conte com um Plano de Cargos e Salários. Por meio desse planejamento, a empresa conseguirá determinar a estrutura salarial, o que permite que os funcionários saibam quanto irão ganhar à medida que progredirem na carreira.

Também demonstra de forma simples quais são as possíveis promoções de cada cargo e por quanto tempo trabalhar para alcançá-las.

Claro, o salário não é a única fonte de satisfação dos colaboradores. Os benefícios pagos pela empresa também promovem o bem-estar dos profissionais e da sua família. Vale-alimentação, vale-restaurante, vale-cultura e planos de saúde podem parte do pacote de incentivo.

Vale observar ainda que férias e folgas são muito apreciadas pelos colaboradores. Tanto uma quanto a outra podem ser negociadas para ir de encontro às suas necessidades. Por exemplo, quem tem filhos pequenos ou estuda à noite gosta de viajar nas férias escolares – e isso pode ser facilmente conseguido pelo RH.

Reconheça o trabalho prestado

Os colaboradores da empresa também querem ser reconhecidos por fazerem um bom trabalho. Há muitas maneiras de fazer isso: dá para enviar um e-mail para o grupo do trabalho ou elogiá-los publicamente nas reuniões da empresa. Premiações em dinheiro ou comissões também são bem-vindos. 

Outra boa estratégia é programar eventos para premiar os funcionários mais dedicados como jantares ou cafés da manhã. Comemorar as conquistas fará com que todos se sintam orgulhosos do trabalho realizado e da empresa da qual fazem parte. No entanto, todos os olaboradores devem ser reconhecidos por seu esforço, caso contrário parecerá favoritismo.

Forneça um ambiente seguro e limpo

Crie um ambiente de trabalho limpo, seguro e profissional. Além de facilitar o trabalho, isso tornará o espaço mais acolhedor. 

Para isso, tenha uma boa equipe de limpeza e contrate um segurança, caso a empresa seja em um local isolado. Conte com áreas de estacionamento seguras e bem iluminadas e mantenha as salas de descanso e reuniões organizadas.

Fique atento à saúde dos colaboradores

Outra dica importante para fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores é ficar atento à saúde dos colaboradores. Ou seja, além de promover ações de saúde é preciso acompanhar a sua evolução. Assim, dá para saber quais estratégias podem ser aprimoradas e quais precisam ser substituídas.

Também é importante analisar o clima da equipe e fazer um bom feedback. Essas avaliações devem incluir questões pessoais, sociais, ambientais e físicas da equipe.

Com os resultados em mãos, fica fácil promover ações de gestão de saúde que atendam as demandas específicas da empresa. Assim, será possível obter os melhores resultados possíveis para toda a equipe.

Além disso, a empresa consegue reduzir custos para as operadoras, empresas e pessoas ao promover uma gestão sustentável da saúde.

Como a miHmo pode ajudar a empresa a oferecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores?

A miHmo aposta na tecnologia a favor da saúde dos colaboradores de empresas de todos os portes.

Com uma plataforma que combina tecnologia e recursos humanizados, a miHmo permite que os consumidores da saúde possam se conhecer melhor e tomar decisões que melhorem o seu dia a dia.

A plataforma preza pela experiência do usuário, oferecendo informações personalizadas para cuidados com a saúde. Para isso, conta com um grupo de profissionais da saúde capacitados para guiar a jornada dos nossos miHmados, via plataforma de gestão de saúde.

Assim, cada um dos colaboradores da empresa contará de toda uma equipe que o atenderá mais de perto, focado nas suas prioridades e patologias. Assim, dá para tirar dúvidas, pedir orientações e receber assistência sempre que necessário.

Fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores oferece bons resultados para toda organização. Conhecer de perto os colaboradores e saber quais são seus problemas e necessidades ajuda a traçar estratégias que causem um impacto positivo no dia a dia dos colaboradores.

A boa gestão da saúde também melhora o ambiente de trabalho, reduzindo faltas e garantindo que os funcionários se sintam mais bem no local onde trabalham.

Também é importante realizar palestras sobre saúde e bem-estar. A informação tornará os colaboradores mais preparados para minimizar problemas e para procurar ajuda, caso seja necessário.

Preocupado em fornecer soluções às necessidades de saúde dos seus colaboradores? Então, entre em contato com a miHmo! Somos uma Health Tech que usa a tecnologia a favor da saúde e do bem-estar dos colaboradores da sua empresa!

Deixe um comentário