A importância da qualidade da água para a nossa saúde  

Seja mineral, com gás, aromatizada ou da torneira, a sua necessidade é incontestável para o organismo. Entenda como consumir água limpa e segura 

Todo mundo já sabe que a água é essencial para a nossa vida! Essa substância insípida, inodora e incolor constitui aproximadamente 75% do nosso corpo, por isso, manter-se hidratado é fundamental para o equilíbrio e a manutenção da saúde.

Apesar das inúmeras indicações para beber água, ainda existem muitas pessoas esquecendo durante a rotina. Um estudo feito pela Danone Research avaliou o consumo da bebida em 13 países, incluindo o Brasil. Os resultados mostraram que tomamos, em média, 1830 mililitros de líquido por dia, mas apenas 42% do volume, de água pura. Ou seja, estamos bem longe do volume recomendado de dois litros.

Os benefícios do consumo de água são muitos! Ela ajuda na manutenção do volume de sangue, no controle da temperatura corporal, e até mesmo na eliminação de substâncias que não são utilizadas pelo organismo. 

Mas você se preocupa com a qualidade da água que consome? Neste artigo vamos explicar sobre os tipos de água e como garantir uma bebida confiável e limpa para a nossa saúde.

Os tipos de água potável:

  • Mineral

Vinda de fontes naturais e protegidas, a água mineral possui cálcio, sódio, entre outros. A fórmula exata depende do perfil do aquífero de onde ela foi extraída. Para explorá-la é necessária a aprovação de um criterioso controle de qualidade deliberado pelo governo. 

  • Com gás 

 A água com gás pode ter duas origens:

  • Mineral: originária da fonte natural com dióxido de carbono, Apresenta um sabor mais suave.
  • Gaseificada: quando a água potável recebe adição de dióxido de carbono e passa pelo processo de gaseificação de maneira artificial.
  • Da torneira 

Com fontes de lençóis freáticos, rios, lagos e represa, a água da torneira que recebemos em nossa casa, passa por um extenso tratamento com diversas etapas, como adição de cloro, flúor,  além de substância para matar bactérias.  

  • Aromatizadas 

Vendidas por algumas marcas e até mesmo caseira, a água aromatizada é uma forma de estimular o consumo de água. Pode ser feita com frutas e especiarias, como canela e hortelã, ou comprar nos supermercados. Atenção aos rótulos para fugir de açúcares e outros aditivos.

  • Alcalina

A água alcalina possui um  pH superior a 7,5. Ela possui baixo teor de cloro, de flúor e metais pesados.

Qual a mais saudável para beber?

Não existe água mais saudável. Tanto a água mineral quanto a água de torneira trazem benefícios positivos à saúde, porém, as duas opções  exigem cuidados. 

Comprar a água mineral de fontes não confiáveis e de embalagens duvidosas pode levar a problemas intestinais, assim como tomar a água de torneira cuja caixa d’água não esteja bem limpa também causa problemas na saúde.

O que você deve prestar atenção ao comprar uma embalagem de água mineral:

  • Fonte

Certifique que a fonte de onde é extraída é segura, segue normas ambientais de proteção do meio ambiente. 

  • Validade

As características da bebida podem mudar ao longo do tempo, por isso, verifique se está dentro do prazo de validade, principalmente se for água gaseificada.

  • Sódio 

Veja na embalagem quantos miligramas de sódio tem por litro de água. Se houver mais de 200, é necessário estar descrito no rótulo. O abuso da substância faz a pressão arterial subir, além de outros problemas de saúde.

  • Tampa da embalagem

Verifique se está lacrada e em bom estado. Um teste simples é virar a garrafa e apertar o fundo. Se a tampa encher de água é porque já foi aberta. Fique atento!

  • Nitrato 

Escolha sempre a opção com a menor porcentagem de nitrato, ou produtos com o limite de 50 miligramas por litro. Quanto menor for o teor da substância, é um sinal positivo indicando que sua fonte não tem contaminação. 

Como garantir a qualidade da água da torneira

A água que chega nos encanamentos das cidades são seguras, pois passam por diversos processos de tratamento. Embora as centrais de abastecimento públicas tratem adequadamente antes de chegar às residências, existe o risco de contaminação presentes em encanamentos e caixas d’águas mal cuidados. 

Abaixo, listamos alguns pontos que devemos ter atenção para garantir a qualidade da água que consumimos:

  • Atenção ao estado de conservação e limpeza da caixa d’água

Mantenha o cuidado com o encanamento e a limpeza da caixa d’água em dia (deve ser feita a cada seis meses). Estes procedimentos evitam a contaminação e garantem a qualidade da sua água. Em caso de dúvida com a higienização dos reservatórios, ferva a água.

  • Utilize filtros ou purificadores eficientes 

Instale filtros eficientes na sua casa, porém se atente na manutenção e troca constante. Hoje em dia, o mercado possui diversas opções de purificadores (que bloqueiam resíduos com ozônio e raios UV) e filtros, como os de carvão ativado. 

  • Acompanhe informações de manutenção 

Entre em contato com os canais de atendimento das concessionárias de água de cada cidade e acompanhe as análises periódicas e demais informações sobre o tratamento da água.

Agora que você aprendeu como garantir a qualidade da água que consome, coloque as dicas em prática e garanta uma bebida mais limpa e segura. 

Deixe um comentário