Pedale para melhorar a saúde

Andar de bicicleta além de acessível a todos, traz inúmeras vantagens para saúde física e mental. Descubra como incluir a atividade em seu dia a dia 

O uso da bicicleta está cada vez mais frequente nas grandes cidades. Seja como um meio de transporte ou para lazer, pedalar traz diversas vantagens para a saúde, como melhora da resistência muscular, aumento do fôlego, bem como auxiliar a respiração e desenvolver o bem-estar. 

Além disso, o ciclismo é uma atividade muito versátil e possui diversas modalidades, como mountain bike, longa distância, urbano e BMX (motocross com bicicleta). Ou seja, é acessível a todas as pessoas, basta iniciar! 

Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) mostraram que o número de vendas de bicicletas  em 2020 cresceu em média 50% na comparação com os 12 meses de 2019. Portanto, sua prática esportiva só tende a crescer no país.

Se ainda faltam motivos para você incluir a bicicleta em sua rotina, neste artigo vamos te explicar passo a passo como iniciar no ciclismo, bem como ressaltar os benefícios que a atividade física traz à sua saúde. 

Como inserir o ciclismo na rotina

Assim como a caminhada, o ciclismo é um esporte  acessível para todas as pessoas que não possuem nenhuma restrição física. Para começar a praticar, não é preciso estar em forma, basta apenas ter uma bicicleta indicada para o seu objetivo e manter a constância na prática. 

Abaixo, listamos algumas dicas para te ajudar a dar as primeiras pedaladas:

  • Escolha uma bike certa para você 

A configuração adequada da bicicleta é crucial para sua segurança e conforto na hora de pedalar. Não é necessário investir em um equipamento caro, mas em um indicado para a sua atividade. É muito importante regular corretamente as configurações da sua bicicleta para não prejudicar as articulações do corpo. Por isso, fique atento na altura do assento, alcance do guidão e na posição do pé. Peça ajuda profissional para te orientar neste começo. 

  • Use roupas apropriadas  

Opte por usar sapatos e roupas confortáveis para praticar esta atividade. Além de evitar estragar as vestimentas, facilita os movimentos de pernas e braços.

  • Cuide da sua segurança 

Equipamentos de segurança, como capacete, luvas e joelheiras, são importantes devido ao risco de colisões. Certifique-se também se sua bike está equipada com refletores noturnos e demais acessórios para estar preparado para quaisquer adversidades.

  • Lembre-se de se manter hidratado 

Pedalar é um exercício aeróbico, que ajuda no fortalecimento de músculos e que te faz suar. Portanto, beba água regularmente durante a prática. 

  • Respeite seus limites 

Sair do sedentarismo pode ser um grande desafio para quem não está acostumado a se exercitar.  Ao iniciar a prática de uma atividade física,  é muito importante ter atenção aos sinais que o corpo dá. Por isso evite aumentar a carga e o tempo de treino de forma brusca, respeite o limite do corpo. Observe sinais de exaustão, assim como os outros esportes, pedalar também envolve a introdução de uma sobrecarga, recuperação e descanso para conseguir evoluir o desempenho. 

Benefícios para a saúde física e mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas durante 300 minutos por semana. Este é o tempo indicado para que os exercícios começam a dar resultado na saúde como um todo, podendo reduzir o risco de mortalidade por doenças, melhorar a saúde mental e até mesmo garantir a qualidade do sono.

Apesar de parecer bastante tempo, podemos dividir os 300 minutos em uma hora de atividades físicas por cinco dias ou 40 minutos em sete dias da semana. Considerando um passeio de bicicleta pelo bairro, ou até mesmo indo até o trabalho em pequenos percursos, esta meta é concluída rapidamente! 

E aí, está preparado para pedalar? Abaixo, listamos alguns benefícios da prática do ciclismo que irão te convencer de uma vez por todas:

  • Ajuda a fortalecer a musculatura

No ato de pedalar, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando  e fortalecendo toda essa região. O ciclismo também é indicado para quem pratica corrida, pois as pernas ganham mais resistência evitando lesões durante a prática do esporte. 

  • Reduz o estresse 

Como em qualquer esporte, a prática ajuda na liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, o ciclismo incentiva o convívio social por ser um esporte acessível e para todas as idades. Pedalar em grupo pode ser uma boa alternativa de lazer e relaxamento!

  • Contribui para sua saúde financeira 

Substituindo o carro e até mesmo  ônibus e metrô do seu trajeto diário pela bicicleta, você economiza um bom dinheiro. Todo o recurso economizado pode ser revertido para outras áreas da sua vida, como viajar, estudar, ir ao cinema, e demais atividades que antes estavam fora do seu orçamento. 

  • Alternativa segura de locomoção em tempo de pandemia 

Com a pandemia de Covid-19 em todo o mundo, a OMS publicou um guia sobre como transitar na cidade durante este período. No documento, o órgão sugere a utilização de bicicleta ou caminhada como alternativas de locomoção. Estas atividades por serem individuais proporcionam distanciamento físico, recomendado para prevenir o contágio do coronavírus, além de contribuir para a movimentação do corpo, necessárias para a saúde. Por isso, inicie as pedaladas em pequenos trajetos, como ir a padaria, mercado e até mesmo ao trabalho, caso não seja longe. Utilizar a bicicleta com máscara e distanciamento é mais seguro para circulação do que transporte público ou carros compartilhados.

  • Auxilia na recuperação de lesões

Por ser um exercício de baixo impacto, pedalar contribui na manutenção dos ossos e articulações. E ainda estimula a coordenação motora, fator que influencia no equilíbrio e na prevenção de quedas.

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