Organização como aliada dos hábitos saudáveis

Ter uma rotina saudável só é possível com planejamento. Aprenda como gerenciar melhor o seu tempo para cumprir todos os seus objetivos de saúde

Com os afazeres do dia a dia, manter uma agenda regrada é um grande desafio. Parece que as horas não rendem tempo suficiente para cumprir todas as atividades programadas.  Sem organização, nossa rotina acaba prejudicando muito mais do que nosso rendimento, como também o nosso estilo de vida, pois optamos por caminhos mais fáceis, como comer fast food, adiar treinos, e demais desculpas com a justificativa: “Estou sem tempo”, trazendo grandes prejuízos à nossa saúde.

Para te ajudar na rotina e garantir hábitos positivos, separamos algumas recomendações para aumentar sua produtividade na vida, no trabalho e até mesmo garantir tempo livre para fazer o que gosta, descobrir nossos hobbies, relaxar, entre outros.

Passo 1: Anote todas as suas tarefas 

O primeiro passo antes de começar a organização é relacionar todos os afazeres em uma lista. Apenas deste modo conseguimos ter uma visão geral de todas as tarefas que precisamos realizar. 

Indicamos iniciar seu planejamento com um cronograma semanal, desta forma, é mais fácil visualizar todas as atividades a curto prazo e em um período que sofra poucas oscilações e imprevistos. Separe os afazeres por assuntos, por exemplo, trabalho, casa, saúde, filhos, etc. Pegue uma folha e detalhe toda a tarefa, até mesmo os descansos e o tempo nas redes sociais. 

Exemplificamos abaixo:

– Atividades da casa

  • Lavar a roupa 
  • Ir ao supermercado 
  • Preparar o almoço 
  • Lavar roupa 

– Atividades da saúde 

  • Ir ao treino
  • Dormir 8h por dia 
  • Fazer exame 
  • Beber 2 litros de água 

– Atividades dos filhos

  •  Preparar o lanche
  • Levar para a escola
  • Buscar na escola 
  • Verificar lição de casa

Passo 2: Distribua as tarefas e defina prioridades

Com as listas feitas, precisamos definir o que deve ser cumprido primeiro. Sabemos que são muitas atividades, por isso, sem um foco nas prioridades, perdemos muito tempo e motivação postergando as tarefas.

Pegue uma caneta e grife nas listas o que for mais importante. Isto vai facilitar sua organização. Algumas tarefas requerem outras atividades, por exemplo, preparar uma refeição saudável. Para comer bem, é necessário uma série de afazeres, por isso, não basta apenas escrever “comer saudável” em seu cronograma, mas sim destrinchar todas as etapas, como montar o seu cardápio, ir ao mercado comprar alimentos, preparar a comida e organizar a refeição.

Não esqueça dos seus objetivos de saúde! Segundo Suhas Kshirsagar, autor do livro “Mude seus horários, mude sua vida”, os hábitos de saúde devem ser listados em um só cronograma. Ele diz que: “nós pensamos nos hábitos de saúde de forma isolada. Você busca emagrecer, então mude sua alimentação. Ou quer entrar em forma, mude a rotina de exercícios. Os hábitos só funcionam juntos, por isso, faça deles o centro do seu dia”. Portanto, deixe as tarefas de saúde como foco do seu planejamento, e depois, encaixe as demais ações.

Outra dica é separar um tempo para organizar a semana seguinte. Com uma rotina previamente definida, fica mais fácil ir cumprindo cada item e reorganizar possíveis pendências da semana que passou.

Aposte em ferramentas para te ajudar na organização pessoal

Agora com a lista de afazeres pronta, é preciso montar o seu cronograma semanal. Hoje em dia, a tecnologia possibilita diversas ferramentas que podem te ajudar com a organização da rotina.  Listamos alguns aplicativos ideias para esta função:

Calendário Google 

O Calendário Google, ou com o nome em inglês, Google Calendar, é uma ferramenta versátil, gratuita, com diversas funções que te ajudam a ser mais produtivo. Ele funciona como um calendário virtual, que pode ser acessado em diversos aparelhos, como tablets, celulares e computadores. Nele você pode criar listas com diferentes cores, assim é possível separar tarefas de casa, trabalho e saúde no mesmo calendário, além de convidar outras pessoas para acessarem sua lista. É possível também agendar reuniões, adicionar anexos aos compromissos, por exemplo, documentos ou trabalhos, e unificar demais ferramentas do google, como planilhas e apresentações.

Notion 

É um aplicativo que tem por definição:  “Tudo o que você precisa – Escreva, planeje, colabore e se organize – tudo em uma única ferramenta”. Ele é gratuito e funciona como um sistema organizador de folhas em branco. Em cada página você cria uma nota, lista, texto e organiza em tópicos por assunto. No começo você pode se assustar por partir do zero, mas existem templates que podem te ajudar encontrar um formato ideal de página. Há também diversas funcionalidades, como inserir um calendário, fotos, linha do tempo, lista de afazeres e compartilhar arquivos com outras pessoas. 

Trello

O Trello é uma ferramenta de organização que possibilita fazer qualquer coisa. A plataforma utiliza quadros (que parecem post-its) para dividir projetos, tarefas e demais atividades. Além disso, é possível compartilhar arquivos e quadros para outras pessoas, como membros da família, ou até mesmo a equipe do seu trabalho. Assim, o Trello informa o que está sendo feito, quem está executando e em que etapa está em um processo. É possível também personalizar templates do jeito que você quer, inclusive, indicamos esse modelo de sistema de produtividade pessoal para organizar sua rotina. Mas existem opções ou você pode montar a sua.

ToDoList 

O ToDoList é um aplicativo para montar listas de compromissos do dia a dia, de forma simples e direta. O objetivo da plataforma  é anotar tudo que é preciso fazer, desde levar seu cachorro no pet shop, tomar banho, marcar uma consulta e fazer compras. A vantagem é que ele emite um alerta no celular no horário que você precisa realizar a tarefa.

Caso prefira o tradicional papel, também temos recomendações: 

Bullet Journal 

O bullet journal é um diário personalizado que permite organizar sua rotina, observar o passado e planejar o futuro. Criado por Ryder Carroll, o método é uma mistura de calendário, agenda e diário.

Para começar, basta ter um caderno ou bloco, uma caneta e criatividade. A ideia é personalizar folhas em branco para planejar atividades. Você pode incluir listas, datas, tempos e escrever os seus sentimentos por dia. Utilize recursos visuais, como canetas coloridas, adesivos, calendários, para personalizar do seu jeito. 

Organizador Semanal miHmo

Montamos um organizador de tarefas semanal para te incentivar a definir sua rotina. Dividimos espaço para cada dia da semana para você listar tudo que precisa fazer.  Basta baixar aqui, imprimir e escrever os seus afazeres. 

Entenda o seu relógio biológico 

Cada pessoa tem seu ritmo, tempo e agilidade. Por isso, é muito importante entender os seus ciclos e identificar os seus períodos de maior produtividade. Tem quem prefira o começo da manhã e quem odeie acordar muito cedo. O autoconhecimento é essencial para uma boa gestão de tempo. Por isso:

– Coloque as tarefas mais complicadas nos seu horário de maior produtividade;
– Pense em imprevistos, deixe sempre reservado alguns minutinhos a mais para a realização de qualquer tarefa, mesmo que seja simples;

Passo 3: Descubra a origem da sua desorganização

Com a rotina estabelecida, muitas vezes deixamos passar diversas tarefas por causa de imprevistos,  como trânsito não calculado, acidentes domésticos, entre outros. Atente-se onde é a origem da sua desorganização para não te desmotivar. Listamos pontos essenciais para manter sua rotina funcionando:

– Planeje uma rotina realista

Não adianta listar 50 tarefas que demandam mais de hora para serem realizadas em um dia. Isto só irá gerar frustração. Anotar as prioridades é a etapa mais importante de toda a organização. Apenas deste modo conseguimos fazer uma melhor gestão de tempo. Vá com calma, defina os afazeres mais importantes e execute uma a uma sem distrações. No começo será complicado, mas aos poucos pegamos o ritmo e amenizamos a correria.

– Delegue funções

Entenda: Não conseguimos fazer tudo sozinhos. Precisamos de ajuda para executar todas as funções que desejamos. Caso more com companheiros, filhos ou família, as tarefas de casa precisam ser distribuídas conforme a disponibilidade de todos. Por isso, divida e delegue as funções, seja no trabalho, em casa e até mesmo na vida pessoal. Cada um fazendo sua parte não fica pesado para ninguém.

– Melhor feito do que perfeito

Já ouviu uma desculpa do tipo: “Não vou para a academia porque não tenho roupa?” ou “Esqueci minha garrafinha de água em casa, por isso não posso ir treinar”. A verdade é que nem sempre teremos tudo que precisamos para executar uma tarefa. Melhor fazer do jeito que dá do que esperar o momento e condições perfeitas. Se organize da melhor forma, mas imprevistos acontecem. Portanto, não desanime se algo não sair conforme planejado e tente se adaptar da melhor maneira.

– Pense em soluções práticas e saudáveis

Ao analisar sua rotina, você percebeu que não tem tempo para realizar funções primordiais, como cozinhar ou lavar roupa. Que tal pensar em outras soluções? Se cozinhar todo o dia não dá, separe um horário do fim de semana e prepare refeições para a semana inteira. Se no fim de semana está demandado, que tal comprar algumas comidas congeladas saudáveis para facilitar? Hoje em dia, temos uma gama enorme de serviços à nossa disposição, com preços diversos. Aproveite e facilite sua rotina.

– Não atropele as atividades

Só de ver uma lista cheia de atividades dá muita ansiedade! Mas vá no seu tempo! Fazendo uma atividade de cada vez, com foco para a tarefa em execução, sairá muito mais rápido do que fazer várias ao mesmo tempo. Evite postergar tarefas, na famosa frase “Depois eu faço”, esse depois pode nunca chegar e você acaba por acumular diversos afazeres.

Passo 4: Analise o andamento da rotina

Separe um momento da semana para autoanálise de sua rotina. É muito importante avaliar os acertos e erros do seu cronograma, entender quais foram os horários com maior produtividade, e tarefas que estão se arrastando para serem cumpridas. 

Fique de olho no seu limite para manter uma relação saudável com todos os seus projetos, nada de deixar sua rotina ainda mais cheia. Tenha orgulho de tudo o que conseguiu cumprir e veja os motivos pelos quais não deu pra fazer o que faltou.

Seja persistente! Às vezes são necessários ajustes para seu planejamento dar certo. Afinal, insistir nos seus objetivos é o caminho para o sucesso.

Livros recomendados sobre o tema 

A leitura pode te ajudar a entender melhor o tema e encontrar novos métodos de organização que sejam mais adequados para você. Nossas indicações:

– Mude seus horários, mude sua vida – Suhas Kshirsaga

A obra escrita pelo Doutor Suhas Kshirsaga explica como sincronizar nossa programação diária com o ciclo natural de luz e assim seu corpo trabalha com menos esforço. Nosso relógio biológico tem horários mais propícios para as principais atividades do dia a dia. Ao fazer pequenas mudanças na rotina, podemos administrar com mais facilidade os objetivos de saúde como manter o peso, melhorar o  sono, o estresse,e muito mais.

– Vida Organizada  – Thais Godinho

Com um texto leve, fluido e objetivo, a autora e blogueira do “Vida Organizada”, Thais Godinho, ensina como classificar suas obrigações e definir as prioridades na sua vida, evitando a procrastinação e o mito das multitarefas. A obra é dinâmica, com espaços e tabelas para o leitor preencher como um verdadeiro diário e assim conseguir organizar a vida.

– O Método Bullet Journal – Ryder Carroll

O autor e criador do método, Ryder Carrol, explica passo a passo para criar esta prática que tem muito mais vantagens do que apenas se organizar, mas observar sua vida como um todo. Com um conteúdo leve e descontraído, somos despertados para o desejo de também usufruir dessa técnica que nos leva a ter clareza dos nossos objetivos. Com apenas canetas e caderno, conseguimos um grande mecanismo de autoconhecimento na medida em que visualizamos nossas atividades  através da escrita.

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