Conheça os benefícios do mindfulness para sua saúde

Com o propósito de atingir a atenção plena, a técnica de meditação ajuda a reduzir a ansiedade, estresse e depressão  

Você já percebeu como a nossa atenção dispersa quando estamos realizando atividades corriqueiras? Ao escovar os dentes, penteando o cabelo e até mesmo trabalhando, nós nunca estamos 100% atentos às tarefas que estamos executando.

Nossa mente nunca para de pensar, analisar e entender o que está acontecendo ao nosso redor, porém, essa sensação de preocupação constante pode gerar estresse, ansiedade e comprometer muito a produtividade. 

Por isso, o mindfulness, ou a atenção plena, está ganhando cada vez mais adeptos. Com técnicas e práticas baseadas na meditação Vipassana, esta prática exerce uma influência poderosa em nosso bem-estar e saúde, comprovadas cientificamente.

Mas, afinal, o que é Mindfulness?

O mindfulness é um conjunto de técnicas com base na meditação milenar que consiste em focar e observar o momento presente, sem criticar ou ser compassivo consigo mesmo. 

Com o tempo, este método provoca mudanças de longo prazo no humor e no bem estar, trazendo consciência sobre seus pensamentos e comportamento, levando o praticante a ter melhores respostas aos desafios que enfrentam na vida.

Porém, por ser uma prática, é preciso dedicação e cultivo de um processo para se alcançar os resultados. 

Qual a diferença entre meditação e mindfulness

O termo Mindfulness foi criado em 1979 pelo professor Jon Kabat Zinn, na Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos. Adepto da meditação, Kabat Zinn, sistematizou técnicas da modalidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes que estavam sob estresse devido a doenças. Ou seja, a meditação e o mindfulness caminham juntos, porém, são diferentes.

Para facilitar a compreensão vamos entendê-las separadamente:

  • Meditação: É uma prática intencional que consiste em concentrar toda sua atenção em um ponto de foco, como em sua respiração, em uma vela, mantra, entre outros. Isto permite que você observe seus pensamentos surgindo e aos poucos e, conforme a execução, pare de lutar contra eles.
  • Mindfulness: É uma técnica de meditação onde o ponto de foco é o momento presente. Seus pensamentos devem focar em cada movimento, situação e respiração, deixando de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores. Desta forma, torna seus pensamentos conscientes ao invés de deixar no automático. 

Portanto, a meditação e o mindfulness ampliam os benefícios um do outro, no entanto, quando você está praticando mindfulness você está meditando, mas nem toda meditação inclui a prática de mindfulness. 

Benefícios do modalidade

Estudos mostram que praticantes do Mindfulness são mais satisfeitos do que a média das pessoas. Este resultado é muito bom para a saúde como um todo, afinal, as emoções positivas estão associadas a uma vida mais longa e saudável. 

Além disso, a modalidade ajuda como:

– Ferramenta de apoio nos tratamentos de transtornos de ansiedade 

Por diminuir a ansiedade e irritabilidade, a modalidade é reconhecida como uma vertente entre as terapias. Diversos profissionais utilizam o mindfulness para tratamento de síndrome de Burnout e depressão. 

– Aumento da produtividade 

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que 47% do tempo a nossa mente está totalmente distraída. Com a prática da atenção plena, conseguimos organizar nossos pensamentos, evitando preocupações desnecessárias ao longo do dia.

– Aprofunda o seu autoconhecimento 

A técnica permite que você sinta suas emoções sem distrações, e assim, evitar estresses desnecessários para solucionar os problemas.

Dicas de como praticar esta técnica 

Listamos um passo a passo com dois exercícios para você iniciar no mindfulness, além de recomendações de série e livro que vão te ajudar auxiliar ainda mais na imersão ao tema:

  • Faça uma pausa 

Faça uma pausa, respire fundo, e perceba o ambiente que você está. Viva o presente pelo menos alguns minutos antes de retornar às atividades. Parar por cinco minutos para absorver as sensações nos ajudam a aprender com erros e também celebrar pequenas conquistas.

  • Exercite sua capacidade de ouvir 

Quantas vezes você já discordou de alguém antes mesmo da pessoa terminar de falar? Escute e pense no que está sendo dito antes de dar uma opinião superficial ou sem sentido. 

  • Série Headspace 

Com uma abordagem simples e realista, a série Headspace apresenta ao longo de oito episódios de 20 minutos cada, uma técnica de mindfulness que ajuda na prática da meditação, focando em diferentes tópicos como a raiva, gratidão, entre outros. Narrados por Andy Puddicombe, antigo monge budista, a produção combina animações divertidas com músicas relaxantes. Toda a série está disponível na Netflix.

  • Livro: Atenção Plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético

Escrito por Mark Willians e Danny Penman, a obra “Atenção Plena – Mindfulness” apresenta práticas simples para melhorar a ansiedade, estresse e exaustão baseadas em estudos científicos sobre a modalidade de Mindfulness. Além disso, apresenta um guia de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão te  libertar das pressões cotidianas e torná-lo mais leve consigo mesmo. 

Fonte:
Fonte: WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção plena–Mindfulness. Sextante, 2015.

Deixe um comentário